Ana Baldaia, em Londres e Bárbara Baldaia, em Lisboa



Brevíssimo dicionário de expressões tripeiras


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Aviso 1: Este dicionário pode contar expressões susceptíveis de ferir algumas pessoas mais sensíveis ao vernáculo tripeiro.
Aviso 2: A "tradução" para português corrente é bastante livre. Admitem-se outras hipóteses.

Andor, violeta (bioleta) - Desaparece-me da frente
Axantra - Ganha juizo
Estrelinha que te guie, caralhinho que te foda - Vai à tua vida
Já me 'tás a meter um verdete (berdete) - Já me estás a incomodar
Não (num) fode nem sai de cima - Não se desenrasca
'Tás aqui, 'tás a levar (lebar) na tabuleta - Ainda vamos chegar a vias de facto
Vai (bai) à volta (bolta) que por aqui não (num) passas - Não vais ter sorte
Vai-me (bai-me) à loja - Vai contar essa a outro

Aceitam-se contributos.


8 Responses to “Brevíssimo dicionário de expressões tripeiras”

  1. Anonymous Anonymous 

    Num baixemos de nibel, pur fabor.
    Tripeiro.

  2. Blogger Dreamkeeper 

    Dá ó despiante=desaparece.
    Bamus dar uma bolta no meu chantre=Vamos passear de carro.
    Abufadeiras=Escapes especiais.
    Picheleiro=Canalizador
    Pensu eu de que...=Voz do Papa.

  3. Blogger Carrie 

    Olha que o "não se desenrasca" não é exclusivamente tripeiro. Algo que me diz que é universal. Mas a segunda é deliciosa.

  4. Anonymous Anonymous 

    Então e o típico "carago"??
    MB

  5. Anonymous Anonymous 

    A minha frase preferida é:
    Levas uma sapatada que até te "esplirra" o ranho = levas uma estalada com tanta força que te arranco o nariz!

  6. Anonymous Anonymous 

    perdão : "espilrra"

  7. Anonymous Anonymous 

    Bale mais uma rua do Porto ca Gaia toda.

  8. Anonymous Puortoooo 4ever 

    Fica na santa con@ do assobio / na con@ da mãe street = muito longe

    Falou o peido-mestre! = pensa que é entendido no assunto

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3