Pescadinha de rabo na boca
Published Monday, October 03, 2005 by BB | E-mail this post
Hoje, na rua, uma eleitora anónima virada para Francisco Louçã:
"Digam a este povo que não vote nos corruptos, nas Felgueiras e nos Avelinos. Senão depois não se podem queixar. Autorizam-nos a roubar..."
O Martim Silva já tinha escrito que maus não são os políticos: "Mau, mau é o povo que os elege".É verdade. Mas também é verdade que o povo é mau, porque os políticos são maus. Porque o sistema não funciona, porque a educação não é como devia ser. Porque por mais que as pessoas tenham os instrumentos de informação e decisão ao seu dispor não os sabem usar, porque não foram formadas para isso. Porque continuamos, ao fim e ao cabo, analfabetos. É uma petição de princípio. Quem é que vai resolver isto? Os políticos? Ou o povo?
Conversa deste fim-de-semana: o povo somos todos/as nós!
Disse-o e continuo a reiterá-lo. E repito que não creio ser justo exigir às pessoas que escolham quando não sabem o que estão a escolher, quando não têm conhecimentos para o fazer.
Basta ler qualquer panfleto de propaganda para se perceber que eles não são escritos por forma a que os 50% da população portuguesa que não tem o 9ºano de escolaridade consigam perceber o que pretendem.
A ignorância do povo é a melhor arma dos poderosos. E esta ingnorância é fomentada por quem está no poder. Portanto, eu diria que a culpa é dos políticos.