Jornalistas não são alvejados
Published Monday, October 24, 2005 by BB | E-mail this post
Há aqui um problema para os jornalistas...
Está a circular na internet, provavelmente inspirada neste texto, uma mensagem que denuncia a situação de privilégio da Caixa de Previdência dos Jornalistas - os jornalistas inscritos nessa Caixa [como é o meu caso] beneficiam de um regime mais favorável do que o da ADSE.
O assunto é muito incómodo, na medida em que coloca os jornalistas numa posição muito sujeita a críticas - numa altura em que vários subsistemas de saúde são extintos, este mantém-se?
Por mim (que defendo o que Sócrates tem feito neste domínio) , e embora com pena, entendo perfeitamente o eventual fim do subsistema que possibilita a existência da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalitas.
A propósito do que escreve o João Paulo Meneses (opinião, aliás, com a qual concordo (do género 'tenho pena, mas percebo')) a mim parece-me quase óbvio que o Governo não mexeu em nós, jornalistas, para não ter que enfrentar o corporativismo da classe. Se assim já é difícil para o Executivo fazer estes cortes, imagine-se com quem escreve a ser atingido. À queima roupa. Bang, bang, lá ia Sócrates. Assim, o PM ainda se vai safando.
De acordo com o que me disseram hoje, o ministro da Saúde já o admitiu numa entrevista, em que acrescentava que o corte na despesa não seria muito significativo. Parece que a Caixa dos Jornalistas é auto-sustentada.
Exactamente. Ao que sei, as contribuições dos jornalistas, bem geridas, são suficientes para manter a chamada "caixa". Por isso, se não são necessárias contribuições-extra do Estado, para quê acabar com ela?