Ana Baldaia, em Londres e Bárbara Baldaia, em Lisboa



Jornalistas não são alvejados


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Há aqui um problema para os jornalistas...
Está a circular na internet, provavelmente inspirada neste texto, uma mensagem que denuncia a situação de privilégio da Caixa de Previdência dos Jornalistas - os jornalistas inscritos nessa Caixa [como é o meu caso] beneficiam de um regime mais favorável do que o da ADSE.

O assunto é muito incómodo, na medida em que coloca os jornalistas numa posição muito sujeita a críticas - numa altura em que vários subsistemas de saúde são extintos, este mantém-se?

Por mim (que defendo o que Sócrates tem feito neste domínio) , e embora com pena, entendo perfeitamente o eventual fim do subsistema que possibilita a existência da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalitas.


A propósito do que escreve o João Paulo Meneses (opinião, aliás, com a qual concordo (do género 'tenho pena, mas percebo')) a mim parece-me quase óbvio que o Governo não mexeu em nós, jornalistas, para não ter que enfrentar o corporativismo da classe. Se assim já é difícil para o Executivo fazer estes cortes, imagine-se com quem escreve a ser atingido. À queima roupa. Bang, bang, lá ia Sócrates. Assim, o PM ainda se vai safando.

De acordo com o que me disseram hoje, o ministro da Saúde já o admitiu numa entrevista, em que acrescentava que o corte na despesa não seria muito significativo. Parece que a Caixa dos Jornalistas é auto-sustentada.


1 Responses to “Jornalistas não são alvejados”

  1. Anonymous Anonymous 

    Exactamente. Ao que sei, as contribuições dos jornalistas, bem geridas, são suficientes para manter a chamada "caixa". Por isso, se não são necessárias contribuições-extra do Estado, para quê acabar com ela?

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3